sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Consciencialização: L'oreal



Venho falar-vos de algo que descobri recentemente e me chocou imenso. Já tinha conhecimento que a L'oreal testava em animais na sua gama de maquilhagem (assim como a Maybelline ) mas não tinha noção que também o fazia na gama de produtos para o cabelo!
Fiz uma pesquisa no google e cheguei a uma descoberta horrível: a L'oreal usa coelhos, cães e gatos para testar os seus produtos de maquilhagem e cabelo. Chega a ser avisado, no site que encontrei, que a L'oreal  Professionel chega a ser pior no que se refere a maus tratos a animais do que a L'oreal maquilhagem!
Estima-se que em 2010 2.5 milhões de animais foram usados para testes em França. O procedimento passa por recolher animais indefesos de canis e levá-los para testes em que são submetidos a um leque enorme de atrocidades e quando chega uma certa altura, são abatidos. Os coelhos são os preferidos porque não conseguem retirar substâncias dos olhos sem ser por via de água ou coçando com as patas. Assim, amarram os coelhos até ficarem imóveis e injectam químicos para ver qual arde nos olhos para que nós, em casa, não tenhamos o inconveniente de ficar com champô que arde nos olhos.
A L'oreal promete acabar com os testes em animais a partir de 2013 mas os rumores evidenciam que esta empresa está apenas a negociar com outra sucursal  para ser esta a testar os produtos (em animais) e enviá-los para a Lóreal para venda. No fundo o resultado é idêntico!

Todas as marcas detidas pela L'oreal como a Maybelline, Helena Rubinstein, Giorgio Armani, Garnier, Lancôme, La Roche Posay, Kerastase, Redken, Shu Uemura, Vichy, Biotherm e Kiehl's (na parte de maquilhagem+ cabelo só) procedem aos mesmos testes que a L'oreal o que faz com que , se a L'oreal repensasse a sua atitude, mudaria o caminho de muitas marcas. 
A empresa Johnson & Johnson testa também em animais e é responsável pela Neutrogena.
Felizmente, em território inglês é proibido testar em animais pelo que as marcas sediadas no Reino Unido não torturam animais. Os EUA e o Japão são importantes países que permitem testar em animais e não proíbem a venda de produtos em que se procede a essa prática.

Como devem ter reparado, eu já falei aqui no blog de algumas destas marcas e ,concretamente, num champô da L'oreal. Não irei apagar os posts pois considero que o mal já está feito, mas a minha resolução para 2012 é deixar (por completo) de comprar produtos das marcas tabeladas pela PETA como responsáveis por testes em animais seja directa ou indirectamente. Posso referir no blog a marca mas não poderei dar a minha opinião pessoal quanto à qualidade porque não terei testado (obviamente que fica ao critério da própria pessoa se quer ignorar estas práticas ou não).

Peço desculpa às leitoras fãs de muitas das marcas referidas mas eu não me sentiria bem alimentando uma prática que eu acho lamentável e repugnante. 

Se quiserem conferir o texto original e em inglês de onde retirei a informação (cuidado porque tem ilustrações) é só clicar aqui. Para lerem a lista completa de marcas (incluindo perfumes e cuidados para a pele) que testam em animais é só clicar no link Peta acima.

Alguém está a pensar fazer o mesmo que eu ?





2 comentários:

  1. Mas sabes que muitas marcas lá por dizerem que não testem em animais não quer dizer que os produtos que eles usam para fazer os seus produtos não tenham já sido testados em animais
    mas eu tambem nao gosto muito de comprar as que dizem que testam apesar de ter algumas coisitas
    ***

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão Catarina! O site leapingbunny.org diz mesmo que o problema está na fase dos ingredientes porque por exemplo a Neutrogena poderia dizer que não testa em animais na embalagem mas na fase de apuração dos ingredientes testou em animais. Este site refere só as marcas que não testam em animais nem na fase da produção nem noutra fase qualquer. Não acho lá muito correcto uma marca que chegou ao produto final com a ajuda destes testes ter o carimbo de no animal testing na embalagem é só enganar o consumidor...

    Muito obrigada pelo comentário :)*

    ResponderEliminar