quinta-feira, 8 de março de 2012

Porquê o dia da Mulher?



Todos os anos, chega ao dia 8 de Março e estremeço imaginando as barbaridades que vou ouvir neste dia. 
Como não quero que as minhas leitoras sejam emissoras de frases que degradam e desonram o género feminino, venho explicar a origem da implementação do Dia Internacional da Mulher. Espero, com este texto, eliminar (aos poucos) os pensamentos, infelizmente exteriorizados, que reflectem o seguinte: "Esta coisa do dia da Mulher é ridícula! Só vou celebrar quando criarem o dia do Homem", "O dia da Mulher é a 8 de Março e os restantes 365/6 dias é para o Homem" (hahaa), " A existência de um dia da Mulher só incita e acentua o abismo entre os sexos" e "Acho muito mal que exista um dia da Mulher. É uma palhaçada e até me envergonha".
Estas frases, proferidas por pessoas incultas e "que falam da boca para fora", têm subjacente uma ignorância abissal pela sua própria história, enquanto mulheres, e uma desconsideração enorme pela luta e sofrimento de milhares de mulheres ao longo da história. 
No dia 8 de Março de 1857, um grupo de operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, decidiu fazer greve. Que reivindicavam? Algo que hoje tomamos como garantido por pertencermos a países desenvolvidos: redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com o dos homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem para efectuar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. 
Hoje trabalhamos ,em horário normal, sete horas, e se acharmos o nosso salário ou a forma como nos tratam no local de trabalho injustos, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) ou mesmo o Tribunal do Trabalho iriam ouvir-nos. 
A manifestação destas 130 mulheres foi mal recebida. A fábrica foi trancada e ateada. As mulheres ,presas, morreram carbonizadas e foram esquecidas durante meio século (na verdade, registaram-se várias iniciativas em todo o Mundo, mas nunca foram levadas a sério).
Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de Março seria o dia Internacional da Mulher mas, só em 1975, é que a ONU ficou convencida e declarou, oficialmente, esta data como Dia Internacional da Mulher. Este dia é para recordar e respeitar a luta das mulheres pelos direitos que temos hoje e a sua perseverança e não para nos superiorizarmos aos homens. 
Não existe um dia do homem porque os homens não tiveram que lutar por direitos da mesma forma que a mulheres tiveram que o fazer. Em 1857, as mulheres nem ousavam pensar em direitos políticos, já podiam trabalhar fora de casa em alguns países mas, tudo o que ganhavam pertencia ao marido. 

Decidi escrever esta mensagem porque a beleza não é só a aparência exterior. Uma mulher perfeitamente cuidada e que diz um disparate grosseiro ,em que até as outras pessoas ficam em silêncio, não é uma mulher bonita para mim. Por isso, mulheres de todo o Mundo, pensem antes de atropelar a nossa  história e não se deixem levar por comentários machistas porque "querem ficar bem na fotografia".

P.s. Basta olhar para a situação de mulheres em África e no Médio Oriente ,por exemplo, para perceber que somos mais livres na sociedade mas, como muitas vezes encaramos a situação dessas pessoas como longe e envolta numa neblina, nada como constatar que os nossos antepassados sofriam do mesmo modo, para que a realidade se torne mais clara.  


Vejam o vídeo realizado pela Kronos inc. Acho que está bem feito e contém uma mensagem positiva.

Feliz dia da Mulher

Sem comentários:

Enviar um comentário